Tire suas Dúvidas

TCC e Monografias
Trabalho de conclusÃo de curso
Monografia e TCC [...]
Qualidade na Monografia
qualidade em monografias
Nosso diferencial[...]
Monografia Inédita
MOnografias exclusivas
Inéditas de base[...]
Plágio na Monografia
PlÁgio em monografias
Saiba como previnir[...]
orçamento para monografias
solicite seu orÇamento
Sem compromisso![...]

 

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DAS MONOGRAFIAS

A palavra monografia deriva do grego móno (um só) sgraphein (escrever). Trata-se de um trabalho minucioso, de cunho cientifico, sobre um determinado tema, a ser escrito de maneira bem delimitada.

Alguns autores, como Cruz e Ribeiro (2003), defendem que a monografia deve ser um trabalho simples, porém claro e objetivo, mantendo sempre a coerência e consistência em relação ao tema escolhido/estudado, por meio de metodologia específica. Por isso tem-se na formatação uma das exigências a ser minuciosamente estudada para a elaboração de monografias.

É certo que em geral a formatação de uma monografia deve seguir a normatização da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Porém, um cuidado que o elaborar de uma monografia deve ter é com a NBR a ser utilizada, sendo a ABNT NBR 6023:2002 a mais exigida pelas universidades. Entretanto, não menos comum é a solicitação de formatação seguindo a NBR 10004:2004 e a NBR 14724 2011. Assim como também tornou-se muito corriqueiro a elaboração, por parte das universidades, de seu próprio manual de formatação para cada trabalho que poderá ser exigido, a saber: monografia, projeto de pesquisa, Tcc, Artigo Científico, Dissertação, entre outros.

Importante destacar que há uma norma utilizada apenas para alguns artigos biomédicos, conhecida como Vancouver. Trata-se de uma normatização que detalha, dentre outras coisas, o modo como se devem apresentar as referências monografias do trabalho.

A exigência da elaboração de um trabalho de conclusão de curso para a obtenção de um título, seja este em nível de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado, dar-se-á por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura.

Por se tratar de um momento único em que o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos na universidade, a elaboração da monografia como trabalho de conclusão de curso deve ser um feito comemorado. Porém, sabemos o quão árduo pode ser conciliar trabalho, vida pessoal e estudos. Por isso, antes de qualquer coisa, aconselhamos que o aluno inicie suas pesquisas com muita antecedência. E, que tire todas as dúvidas possíveis com o seu orientador, uma vez que o material precisa ser aprovado primeiramente por ele para que, então, seja marcada a data de apresentação a banca.

Contudo, caso perceba que não irá dar conta de elaborar seu TCC sozinho, que entre em contato conosco e solicite seu orçamento, pois estamos aptos a resolver seu problema, uma vez que estamos no mercado há mais de 06 anos e, ainda assim, mantemos uma Equipe de Verificação, que irá analisar o trabalho elaborado, aprovando-o antes que o mesmo siga para o cliente.

Solicite, seu orçamento, clicando aqui!